Dra. Carolina Titoneli

Artigos

Como funciona a cirurgia de catarata?

A catarata é a opacificação da nossa lente natural do olho, o cristalino, que com o passar dos anos vai perdendo a transparência e diminuindo a visão. A catarata é uma das principais causas de cegueira reversível do mundo. O que isso quer dizer? Que na grande maioria dos casos a visão é recuperada após a cirurgia.

A cirurgia de catarata é extremamente segura. A anestesia pode ser feita somente com colírio anestésico ou com uma injeção próxima ao olho ou ainda associada a uma leve sedação. A maioria dos pacientes não precisa de anestesia geral. Geralmente o paciente vem para cirurgia, é operado e vai embora no mesmo dia, sem necessidade de internação.

Durante a cirurgia é feito um pequeno corte no olho (2,4-2,75mm), que pode ser feito com lâmina ou com laser. O cirurgião entra no olho, quebra e aspira a catarata com um aparelho específico e então coloca uma nova lente artificial no lugar. É essa lente que permitirá ao paciente enxergar depois da cirurgia. Existem diversos modelos no mercado, alguns corrigem o grau somente para longe, outros permitem corrigir o grau de longe e de perto. A cirurgia toda dura em média 30 minutos.

Depois da cirurgia serão 30 dias de repouso para recuperação completa. Nesse período deve-se evitar esforço físico, dormir com um protetor sobre o olho operado e de preferência deitado do lado não operado. Há também alguns colírios que devem ser usados e os retornos para avaliar a recuperação.

Se você tem catarata e está na dúvida se deve ou não operar converse com seu oftalmologista para entender qual o melhor momento para você.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Posts Recentes

×

Powered by WhatsApp Chat

×