Dra. Carolina Titoneli

Glaucoma

O glaucoma é umas das principais causas de cegueira irreversível no mundo e sua prevalência está aumentando a cada ano, devido principalmente ao envelhecimento da população. 

É uma doença que acomete o nervo óptico, causando perda de campo de visão periférico e embaçamento visual lento e progressivo. Geralmente afeta indivíduos acima dos 40 anos. Os principais fatores de risco são o aumento da pressão ocular, a idade, história familiar de glaucoma, alta miopia e etnia negra. O paciente geralmente não sente nada até que a doença esteja muito avançada. 

O diagnóstico é simples, feito com exame físico oftalmológico de rotina em consultório através da medida da pressão ocular e avaliação do fundo de olho. Alguns exames complementares podem ser necessários para confirmar o diagnóstico. 

Não há como prevenir ou curar o glaucoma. Mas o tratamento é muito eficaz em impedir a evolução da doença. Pode ser feito com colírios, laser e, em alguns casos, cirurgia. 

É muito importante fazer avaliações oftalmológicas anuais, principalmente após os 40 anos, para detectar precocemente essa doença.

×

Powered by WhatsApp Chat

×