Dra. Carolina Titoneli

O que é o Glaucoma? Sintomas, Causas, Diagnóstico, Tratamento

O Glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. É uma doença do nervo óptico, que causa perda progressiva do campo visual. O diagnóstico precoce e o tratamento podem impedir a evolução da doença.

Qual é a principal causa do glaucoma?

Nosso olho produz constantemente humor aquoso. À medida que novo humor aquoso é produzido a mesma quantidade deve sair. Esse líquido é drenado por uma estrutura chamada ângulo de drenagem. Esse processo mantém a pressão no olho (chamada de pressão intraocular ou PIO) estável. No entanto, se o ângulo de drenagem não estiver funcionando corretamente, o humor aquoso se acumula. A pressão dentro do olho aumenta, danificando o nervo óptico.

O nervo óptico é composto por mais de um milhão de fibras nervosas. É como um cabo elétrico composto por muitos fios pequenos. À medida que essas fibras nervosas morrem, você desenvolve pontos cegos em sua visão. Você pode não perceber esses pontos cegos até que a maioria das fibras nervosas do nervo óptico tenha morrido. Se todas as fibras morrerem, você ficará cego.

Como se adquire o Glaucoma?

Existem dois principais tipos de glaucoma.

Glaucoma de ângulo aberto

O tipo mais comum de glaucoma. Ele aparece de forma gradual, quando o olho não drena o humor aquoso (líquido) tão bem quanto deveria (como um ralo entupido). Como resultado, a pressão ocular aumenta e começa a danificar o nervo óptico. Este tipo de glaucoma é indolor e não causa mudanças na visão no início da doença.

Glaucoma de pressão normal

Algumas pessoas podem ter nervos ópticos mais sensíveis à pressão ocular normal. Isso significa que seu risco de ter glaucoma é maior que o da população geral. Somente com exame oftalmológico de rotina é possível encontrar esses sinais de dano ao nervo.

Glaucoma de ângulo fechado (também chamado de “glaucoma de ângulo estreito”)

Este tipo de glaucoma ocorre quando a íris (parte colorida do olho) está muito próxima do ângulo de drenagem. A íris pode acabar bloqueando o canal de drenagem.Como se um pedaço de papel deslizasse sobre um ralo da pia. Quando o

ângulo de drenagem é completamente bloqueado, a pressão ocular aumenta muito rapidamente. Isso é chamado de crise aguda de glaucoma. É uma emergência com risco de cegueira. Procure seu oftalmologista imediatamente em caso de suspeita de uma crise de fechamento angular.

Quais os sintomas de uma crise de glaucoma agudo de ângulo fechado?

● piora súbita da visão

● dor ocular intensa

● dor de cabeça

● enjoos

● vômitos

● ver círculos ou halos coloridos ao redor das luzes

Algumas pessoas com glaucoma de ângulo fechado podem desenvolver a doença lentamente. Isso é chamado de glaucoma de ângulo fechado crônico. Não há sintomas no início, então elas não sabem que têm a doença até que o dano seja grave ou tenham uma crise.

O que acontece se você tiver glaucoma?

Sintomas de glaucoma de ângulo aberto

Com o glaucoma de ângulo aberto, não há sinais de alerta ou sintomas óbvios nas fases iniciais. Conforme a doença progride, pontos cegos se desenvolvem em sua visão periférica (lateral).

A maioria das pessoas com glaucoma de ângulo aberto não percebe nenhuma mudança em sua visão até que o dano seja bastante grave. É por isso que o glaucoma é chamado de “ladrão silencioso da visão”. Fazer exames regulares dos olhos pode ajudar seu oftalmologista a encontrar essa doença antes de você perder a visão.

Sintomas de glaucoma de ângulo fechado

Pessoas com risco de glaucoma de fechamento angular geralmente não apresentam sintomas antes de um ataque. Alguns sintomas precoces de um ataque podem incluir visão turva, halos, dores de cabeça leves ou dor nos olhos. Pessoas com esses sintomas devem ser examinadas por seu oftalmologista o mais rápido possível.

Em uma crise de glaucoma de fechamento angular a pessoa pode apresentar os seguintes sintomas: dor intensa no olho ou na testa, vermelhidão nos olhos, embaçamento súbito da visão, ver halos (círculos) coloridos ao redor das luzes, dor de cabeça, náusea, vômito.

Sintomas de glaucoma de pressão normal

Pessoas com “glaucoma de tensão normal” têm pressão ocular dentro de faixas normais, mas apresentam sinais de glaucoma, como pontos cegos em seu campo de visão e danos no nervo óptico. O diagnóstico só é possível com exame oftalmológico.

Suspeita de glaucoma

Algumas pessoas não apresentam sinais de dano do nervo óptico, mas têm pressão ocular mais alta do que o normal (chamada de hipertensão ocular). Esses pacientes são considerados “suspeitos de glaucoma” e têm um risco maior de eventualmente desenvolver glaucoma.

Algumas pessoas são consideradas com suspeita de glaucoma mesmo se sua pressão ocular for normal. Por exemplo, seu oftalmologista pode notar algo diferente em seu nervo óptico.

A maioria dos suspeitos de glaucoma não apresenta sintomas. É por isso que você precisa ser cuidadosamente monitorado por seu oftalmologista se for um suspeito de glaucoma.

Sintomas da síndrome de dispersão pigmentar e do glaucoma pigmentar

A síndrome da dispersão pigmentar ocorre quando os pigmentos da íris (parte colorida do olho) se soltam e se depositam nas estruturas de dentro do olho, como no ângulo de drenagem. Dessa forma, esse pigmento pode aumentar a pressão ocular e levar ao glaucoma pigmentar. Algumas pessoas com síndrome da dispersão pigmentar ou glaucoma pigmentar podem ver halos ou ter visão turva após atividades como corrida ou jogar basquete. Procure seu oftalmologista se você sente algo semelhante.

Quem tem maior risco de desenvolver glaucoma?

Algumas pessoas têm um risco maior de desenvolver glaucoma.Os principais fatores de risco são:

● ter mais de 40 anos de idade

● ter parentes com glaucoma

● descendência africana, hispânica ou asiática

● pressão ocular alta

● alto grau de miopia ou hipermetropia

● história de trauma ocular

● uso de corticóide por muito tempo

● córneas mais finas

Converse com um oftalmologista sobre o seu risco de desenvolver glaucoma. Pessoas com mais de um desses fatores têm um risco ainda maior de desenvolver a doença.

Como é feito o diagnóstico de glaucoma?

A única maneira segura de diagnosticar glaucoma é através de um exame completo dos olhos. Uma triagem para glaucoma que apenas verifica a pressão ocular não é suficiente para encontrar o problema.

Para o diagnóstico de glaucoma são necessários alguns exames, como:

● medir a pressão ocular

● inspecionar o ângulo de drenagem do olho

● examinar o nervo óptico (fundo de olho)

● testar a visão periférica (campo visual)

● tirar uma foto ou medir por computador o seu nervo óptico (retinografia)

● medir a espessura da córnea (paquimetria)

A importância do diagnóstico precoce de glaucoma

O glaucoma não apresenta sintomas em suas fases iniciais. Na verdade, metade das pessoas com glaucoma não sabe que o tem! Ter exames regulares dos olhos pode ajudar o seu oftalmologista a encontrar esta doença antes que você perca a visão. O seu oftalmologista pode lhe dizer com que frequência você deve ser examinado.

O glaucoma tem cura?

O glaucoma não tem cura. O dano causado pela doença é permanente, não pode ser revertido. O tratamento medicamentoso com colírios ou cirúrgico pode manter a doença estável e ajudar a evitar progressão.

Para tratar o glaucoma, o seu oftalmologista pode usar um ou mais dos seguintes tratamentos:

Medicação

O glaucoma é geralmente controlado com medicamentos em forma de colírio. Usados todos os dias, esses colírios reduzem a pressão ocular. Alguns fazem isso reduzindo a quantidade de líquido que o olho produz. Outros reduzem a pressão ajudando o fluido a sair melhor através do ângulo de drenagem.

Os medicamentos para glaucoma podem ajudá-lo a manter a sua visão, mas também podem produzir efeitos colaterais. Alguns colírios podem causar:

● ardor ou coceira

● olhos vermelhos ou pele vermelha ao redor dos olhos

● mudanças no seu pulso e batimento cardíaco

● mudanças no seu nível de energia

● mudanças na respiração (especialmente se você tiver asma ou problemas respiratórios)

● boca seca

● visão embaçada

● crescimento de cílios

● mudanças na cor dos olhos, aparência da pele ao redor dos olhos ou das pálpebras

Todos os medicamentos podem ter efeitos colaterais. Alguns medicamentos podem causar problemas quando tomados com outros medicamentos. É importante fornecer ao seu médico uma lista de todos os medicamentos que você toma regularmente. Certifique-se de conversar com o seu oftalmologista se você achar que pode ter efeitos colaterais do medicamento para glaucoma.

Nunca altere ou interrompa o uso de seus medicamentos para glaucoma sem falar com o seu oftalmologista. Se você estiver prestes a ficar sem sua medicação, pergunte ao seu oftalmologista se você deve renovar sua receita.

Cirurgia a laser

Existem dois tipos principais de cirurgia a laser para tratar o glaucoma. Eles ajudam o humor aquoso a sair do olho. Esses procedimentos geralmente são realizados no consultório do oftalmologista ou em um centro cirúrgico ambulatorial.

Trabeculoplastia

Esta cirurgia é para pessoas que têm glaucoma de ângulo aberto e pode ser usada isoladamente ou em combinação a medicamentos. O cirurgião usa um laser para fazer com que o ângulo de drenagem funcione melhor. Dessa forma, o líquido flui adequadamente para fora e a pressão ocular é reduzida.

Iridotomia

Para pessoas que têm glaucoma de ângulo fechado. O oftalmologista usa um laser para criar um pequeno orifício na íris. Este orifício ajuda o líquido a fluir para o ângulo de drenagem.

Cirurgias convencionais

Algumas cirurgias de glaucoma são feitas no centro cirúrgico. Elas criam um novo canal de drenagem para o humor aquoso deixar o olho.

Trabeculectomia

Neste procedimento o cirurgião cria uma pequena abertura na esclera (parte branca do olho). Eles também criam uma bolha (como um bolso) na conjuntiva chamada de bleb de filtração. Geralmente é escondida sob a pálpebra superior e não pode ser vista. O humor aquoso poderá drenar do olho através da aba e para o bleb. No bleb, o fluido é absorvido pelo tecido ao redor do olho, diminuindo a pressão ocular.

Dispositivos de drenagem

Seu oftalmologista pode implantar um pequeno tubo de drenagem em seu olho. O implante de drenagem de glaucoma envia o líquido para uma área de coleta (chamada de reservatório). O cirurgião cria este reservatório abaixo da conjuntiva. O fluido é então absorvido em vasos sanguíneos próximos.

Cirurgia de catarata

Para algumas pessoas com ângulos estreitos, a remoção da lente natural do olho pode diminuir a pressão ocular. Com ângulos estreitos, a íris e a córnea estão muito próximas. Isso pode cobrir (bloquear) o canal de drenagem do olho. A remoção da lente natural do olho com cirurgia de catarata cria mais espaço para o fluido sair do olho. Isso pode diminuir a pressão ocular.

Fonte: aao.or